sábado, 18 de dezembro de 2010

A fazer pela vida...

Wilson Eduardo foi precioso na vitória do Beira-Mar frente ao Guimarães, marcando dois golos que sentenciaram a volta ao marcador. Um pouco antes Pereirinha substituíra Toscano, também ele fazendo o gosto ao pé naquele que era o 1-2 favorável aos vitorianos.

 Pinheiros? Metam os olhos nestes miúdos!

Trocas entre Braga e Sporting?

Atenção, este blog não procura ser um espaço de rumores sobre transferências. Todavia pergunto, a confirmar-se a transferência de João Gonçalves para Braga não será um indicador seguro que algo se prepara? Com Matheus, Moisés e Rodriguez em final de contrato, fará sentido imaginar alguma troca de jogadores?

Votos de boas melhoras

Adversário, nunca inimigo, Pôncio soube ser um oásis de boa disposição no deserto de ideias e princípios que é o futebol português. Num momento particularmente difícil, espero que, uma vez mais, consiga dar a volta por cima.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Revolução

Paulo Sérgio comprovou hoje porque não serve para técnico do Sporting. Depois dos arrebites, um pouco desconexos de ontem, arrumou o suposto mal-estar e reduziu a péssima carreira do Sporting a um problema de software.

Eu diria mais: o que o Sporting necessita é de mudar o processador (Presidente), a motherboard (Costinha e Paulo Sérgio) e meter mais memória (qualidade no plantel).

Ah! E um format c:

Em coma profundo

Ao contrário do que esperava,o Sporting não conseguiu ultrapassar uns búlgaros muito fracos, num claro sinal de desnorte que atravessa a equipa leonina. Paulo Sérgio vê o seu espaço de manobra cada vez mais reduzido, faltando saber quando claudicará. Perder pontos no Sado ditará seguramente o final do sue consulado.
No entanto, o problema do Sporting não começa nem pode ser solucionado apenas na direcção técnica. Bettencourt terá que concluir a incapacidade para liderar os destinos do nosso clube e afastar-se.
Eleições antecipadas onde seja definitivamente removido o roquettismo do nosso clube.

P. S. Acho que nem vale a pena falar de Costinha....

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Demissão

É, cada vez mais, um facto incontornável. Este Sporting tem que ter os dias contados. Rapidamente. Se quiser realmente confirmar o seu propalado sportinguismo, Bettencourt tem que reconhecer o óbvio e afastar-se. Com ele, Costinha, Paulo Sérgio, Maniche e outros que tais deverão seguir-lhe as pisadas.
Rapidamente, sugiro...

Mão mal jogada

Costinha, acidentalmente, provou o porquê da sua ineficácia como dirigente desportivo:

1. Não suporta o nível de pressão associado ao seu cargo, reagindo, de forma ácida, a críticas que são unânimes e abrangentes.

2. Reage com meias-palavras e insinuações, deixando um travo grosseiro no ar.

3. Fica, irremediavelmente, refém das suas insinuações. Ou confirma as suas acusações (conseguindo o quê? descredibilizar um antigo dirigente que não parece sequer ser qualquer tipo de ameaça para a actual direcção), ou então passa por aldrabão e embusteiro.

Em suma, Costinha parece um péssimo jogador de poker, zero sentido estratégico.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entradas no defeso...

No post anterior mencionei que me parece errado investir em reforços de Inverno, mantendo essa perspectiva acrescentaria que eventuais saídas do grupo actual poderiam ser colmatadas tanto no mercado (recorrendo a empréstimos de jogadores encostados em ligas mais competitivas), como internamente.

Como este blog não envereda por publicar rumores ou pseudo-transferências, prefiro olhar mais atentamente para os nossos júniores e jovens emprestados, sendo esta a lista que colocaria rapidamente na equipa principal.

Sub-19
Faltam centrais? Que tal este? Ou este? Não são jogadores para serem titulares de caras? E Polga é? E Nuno André Coelho é? Nem mesmo um argentino que custou três milhões de euros parece ser, porque não dar uma hipótese séria a estes jovens? Isto nem sequer para falar em dos jovens que poderão ser dos melhores centrais do mundo em meia-dúzia de anos: Eric Dier e Tobias Figueiredo. Entupirmos o plantel de jogadores medíocres só fará escassear as oportunidades para estes jovens!

Do plantel de Sub-19 existem outros três jogadores que, para mim poderiam ser parte integrante deste plantel: William Carvalho, Zezinho e Bruma (quando se resolvesse o impasse em que a sua situação contratual se encontra...). Todos eles jovens internacionais com uma margem de progressão extraordinária.

Emprestados:
Renato Neto e Owuso estão a fazer excelente figura na Bélgica. Penso que sobretudo o primeiro poderá ser uma aposta a curto prazo no nosso clube.
Purovic foi sempre um jogador que apreciei. Parece-me trabalhador e dedicado e com alguma margem de progressão. se precisamos de um pinheiro para aquecer o banco (não vejo o Sporting ir buscar alguém para ser titular de caras), ao menos este saía bem mais barato...

Síntese: Se Grimi saísse, teríamos que forçosamente procurar um lateral esquerdo que pudesse substituir Evaldo. De resto, apostaria claramente no retorno de jogadores emprestados.

Plantel

Bem sei que a tendência imediata é a teoria dos "reforços", mas o que o Sporting necessita, antes de mais é arrumar a casa. Existem jogadores que estão claramente a mais neste Sporting e devem ser colocados antes que desvalorizem por completo. Já demos suficientes borlas: Douala, Rochemback, Tonel, entre muitos outros.

Para sair

Abel - Jogador esforçado e que acabou por cumprir o que era esperado deste reforço que nos chegou de Braga há já alguns anos. No entanto, creio que o seu percurso está mais que cumprido.
Destino - Moeda de troca no mercado português ou vendido quase simbolicamente para um clube estrangeiro mediano.

Polga - O antigo campeão do mundo já não tem pernas para o futebol português. Uma das principais prioridades de Paulo Sérgio foi reforçar o centro da defesa, mas a falta de coragem leva-o a persistir num jogador que já fez boas temporadas no Sporting, mas cujo nível actual torna-o responsável por inúmeras situações de golo.
Destino - Campeonato brasileiro, de preferência como moeda de troca ou direitos de preferência na transferência de algum jovem talento.

Postiga - Digam o que disserem, para mim Postiga é uma nódoa. Tem realmente potencial, mas não possui mentalidade para actuar ao mais alto nível, regularmente. No meu entender era aproveitar esta "veia goleadora" e conseguir uma verba aceitável por ele.
Destino - Qualquer clube que valorize mais as compilações do Youtube do que propriamente ver os jogos completos...

Vuckcevic - Todos nós deliramos quando o montenegrino saca uma daquelas exibições, afinal de contas o saudosismo de Balacov, Iordanov e outros grandes jogadores de leste sempre ajuda um pouco. Mas, desenganem-se, Vuckcevic jamais será um jogador de equipa. Joga neste Sporting porque os treinadores são mansos e não há ninguém de nível para o substituir.
Destino - É um jogador vendável por quatro/cinco milhões de euros. Acho que os russos eram gajos para investir de novo nele...

Grimi - Mau demais sequer para falar. Uma verdadeira nulidade. Profissionalismo 0 (serve para mamar caipirinhas com o Sidnei e pouco mais).
Destino - Para onde nos paguem os portes de envio desta abécula de quatro milhões de euros...

Síntese: Despachar estas pérolas permitir-nos iam duas coisas: amealhar alguns milhõezitos para abater o passivo e, sobretudo, aligeirar fortemente a nossa folha salarial.

Dinheiro a xulos?





O propalado interesse do Sporting no avançado leiriense Carlão faz-me pensar na desastrada visão estratégica que tem guiado o nosso clube. Um dos pontos fracos das últimas direcções foi a notória incapacidade em definir uma lista de aliados e, por oposição, os clubes que demonstram para connosco uma atitude antagónica.

João Bartolomeu é um belíssimo exemplo. O Presidente da União de Leiria (clube implantado numa zona de imensos sportinguistas) tem demonstrado ao longo dos anos uma série de posições desrespeitosas para com o Sporting. O que faz o Sporting? Empresta jogadores à União (gerando questões como a que envolveram André Santos há um ano atrás).

Entretanto vai tolerando declarações deste calibre sem sequer emitir um claro repúdio à postura dessa ave rara do futebol português!

Aceitar que o Sporting seja associado a Carlão através de uma cláusula de compra de 4 milhões de euros é um insulto ao clube e uma prova evidente do desrespeito que o Sporting é actualmente tratado por muitos dirigentes. Enquanto isso JEB continua a mostrar-se acompanhado por gente corrupta como nada se tratasse...




Futuro

Com a eliminação da Taça de Portugal, os objectivos desportivos do Sporting ficaram reduzidos a uma carreira mais ou menos prolongada na Liga Europa, a uma prestação digna na Liga Portuguesa e à participação na Incipiente Taça da Liga. Paulo Sérgio perdeu qualquer hipótese de futuro em Alvalade e, com ele, ganham direito a guia de marcha Costinha e José Eduardo Bettencourt (este numa versão “Bilhar Grande”).

O futuro do Sporting define-se numa simples palavra: liderança. Há que reconhecer que temos escolhido mal os nossos dirigentes (desde Sousa Cintra que o Sporting não tem um Presidente que “sonhe” o clube à medida da sua verdadeira grandeza). Este ocaso corresponde ao início do Roquettismo e qualquer propósito de mudança tem de passar forçosamente pela fuga às cooptações (sejam mais ou menos veladas).

O problema está em encontrar essa liderança. Dos que conheço só há um nome que me merece crédito: Luís Figo. Desconheço, todavia, se o antigo internacional tem a ambição de tornar-se dirigente na verdadeira acepção do termo. Mas seria dos poucos capazes de reunir a nação leonina na senda de novas conquistas. Com ele à frente do futebol profissional, regressaria um nível superior de exigência.

A vertente técnica necessita também de uma aposta inapelável na qualidade. Aí, as hipóteses são mais variadas, embora maioritariamente no estrangeiro. O importante seria redefinir o conceito de futebol que o Sporting pretende incorporar. Para tal é necessário um treinador com elevado sentido de grupo, com sensibilidade para as camadas jovens e com disponibilidade para abraçar um projecto de médio/longo prazo.

E jogadores? No curto prazo, penso que a contratação de reforços seria contraproducente. Acredito que este plantel pode ser melhor preparado (Paulo Sérgio é muito fraco) e que seria perfeitamente possível atingir os actuais objectivos com o plantel existente. No máximo, procuraria mais um avançado (explorando a possibilidade de empréstimos de jogadores encostados em clubes de ligas mais competitivas).

A médio prazo, o Sporting necessita de restringir a sua política de contratações a apenas um requisito: qualidade! Bem sei que é cara, mas preferiria que os 30 milhões gastos por JEB fossem canalizados para três ou quatro jogadores; valores que inflacionassem o potencial da equipa e que pudessem ser referência para os mais jovens. Quantos jogadores contratados nos últimos anos roçaram a mediocridade? Quantos jovens ficaram tapados por esses maus exemplos de potencial futebolístico? Os resultados teriam sido piores se tivesse existido uma aposta total na juventude?

Aceito que o Sporting tenha que gastar menos que os seus adversários, por isso tem forçosamente que gastar MELHOR. Para isso tem que estudar criteriosamente o mercado, sem dependências de empresários.

Estes seriam os primeiros passos para um projecto vencedor. Não nos falta dinheiro, não nos falta sorte. Falta-nos CORAGEM para escolher um Sporting vencedor. Falta-nos REPUDIAR os poderes vigentes que querem um leão subserviente (poderes esses tão facilmente definíveis nos meios de comunicação nacionais).

Ressacas...

Na ressaca da eliminação da Taça de Portugal surgiram alguns sinais de desnorte vindos de Alvalade.

Maniche assinou, a meu ver, o seu guia de marcha do clube. O bater continência aos amigos que lhe arranjaram tacho é uma coisa, insultar o sportinguismo daqueles que não se identificam com o actual estado de coisas é outra muitíssimo diferente. Esse senhor ficará enquanto a incompetência gerir em Alvalade. E tendo a actual Direcção tem os dias contados, também Maniche sairá pela porta pequena.

Costinha manifestou, mais uma vez, uma imensa falta de jeito para dirigente desportivo. Reconheço-lhe todo o direito em reagir às críticas de Sousa Cintra, mas a forma encontrada foi desastrada e ridícula. Enfim, acaba por ser condizente com o seu percurso em Alvalade até este momento.

Estas duas manifestações manifestam um evidente descontrolo emocional e, sobretudo, um desencontro primário com o sportinguismo. São palavras azedas de quem se sente a mais, são palavras de quem prefere enterrar-se mais um pouco na areia em vez de observar a realidade. E, por muito que espumem e gesticulem exaltadamente, não produzem senão pontos finais nos respectivos percursos…

Antevisão Levski de Sófia - Sporting Clube de Portugal


O Sporting realizará na Bulgária o derradeiro encontro da 1ª fase da Liga Europa depois de ter assegurado o primeiro lugar do grupo C. Com os búlgaros arredados do apuramento, adivinha-se um jogo sem grandes motivos de interesse para além da oportunidade de ver como reagirá a equipa à eliminação da Taça de Portugal e, também, perante a ausência de diversos titulares (Carriço, Pedro Mendes e Liedson).
Espero que sejam dados minutos de jogo a Cedric e Tales de Souza e prevejo que Torsiglieri regresse à titularidade (ou substituindo Carriço ou então a lateral esquerdo, dando descanso a Evaldo). Na frente, acredito que Djaló apareça no onze titular, assim como espero que Salomão ressurja novamente.
Em termos de resultado, acredito na vitória da equipa leonina.