sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prognósticos

Começa amanhã o campeonato para o Sporting. Como antagonista, um Olhanense normalmente bem arrumado. Muitas dúvidas, alguma insegurança, mas, acima de tudo a esperança leonina que é nosso apanágio.

Muito mudou nestas últimas semanas. Tanto que se torna difícil saber o que é possível exigir actualmente. Por mim, que se manifeste a raça e a abnegação necessária aos campeões. Que o resto virá por acréscimo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E porque não?


Quando vejo tantas dúvidas na zona central da nossa defesa não consigo esquecer as excelentes exibições de Illori. É verdade que os adversários eram muito acessíveis, é certo que se trata dum júnior de 1º ano. Mas, porra, a autoridade e a souplesse deste miúdo foram extremamente interessantes.

Infelizmente, não lhe foi permitido dar sequência às boas indicações que deixou, mas atendendo às exibições desastrosas de alguns veteranos, dou comigo a pensar como teria sido com este miúdo.

E num clube que anda há anos para encontrar um central de referência, não deixa de ser irónico que andemos a emprestar jogadores ao Everton e que o nosso caixote do lixo seja interessante para Mourinho...

domingo, 7 de agosto de 2011

Pré-Época - Reflexões

Após um longo interregno, retorno a este espaço aproveitando o fim da pré-época do Sporting, procurando fazer um balanço daquilo que foi feito e das perspectivas que tenho para a nova temporada.

Nova estrutura, novo treinador, novos jogadores. O Sporting empenhou-se numa profunda remodelação que procura encerrar um péssimo ciclo coincidente com a presidência de José Eduardo Bettencourt. O começo foi interessante, mas estas três últimas derrotas fizeram soar o alarme. Afinal em que ficamos?

Esta equipa do Sporting continua a evidenciar maus hábitos antigos: Postiga é uma nulidade enquanto jogador de equipa, Evaldo tem a garra de um acéfalo, Djaló a postura de um infantil. E, contudo, são dos elementos com mais minutos nestes jogos de preparação. Atenção, nem discuto o valor relativo destes jogadores, acredito é que não possuem requisitos essenciais a uma equipa vencedora.

A verdade é que detesto criticar jogadores. Infelizmente, parece-me que não há quem lhes meta o dedo no nariz. Aliás, premeiam-se comportamentos e posturas que já custaram pontos ao Sporting (braçadeira a João Pereira). É aqui que entra o treinador.

Aprecio o percurso de Domingos e considero-o o melhor treinador que passou pelo Sporting nos últimos anos. Mas sinto que o sucesso da nossa equipa passa pela coragem de acabar definitivamente com a postura competitiva branda. E se dou de barato os resultados alcançados nestas últimas semanas, já vi comportamentos em campo que dariam direito a uma longa temporada no banco.

Mas nem tudo é mau. Bem pelo contrário. Sinto qualidade latente neste Sporting. Rubio e Carrillo têm enormíssimo potencial. Rinaudo, coragem e determinação. Capel e Jeffren, pedigree indesmentível. Será suficiente?